Rastreamento de Fontes de Contaminação

1 Alguém pode estar sendo injustiçado

Não rastrear fontes  pode causar uma injustiça: alguém pagar a elevada conta de um gerenciamento de área contaminada ou mesmo uma remediação sem ser responsável pela contaminação. Esta situação torna-se ainda mais dramática se este "alguém" for você ou sua empresa!

2 O Rastreamento de Fontes pode indicar o responsável ou os responsáveis pela contaminação 

O rastreamento de fontes pode indicar o responsável ou os responsáveis pela contaminação e indicar quem realmente deve pagar a conta. A reconstrução da história de liberação de produtos químicos permite a identificação das partes responsáveis e a repartição de responsabilidades possibilita uma alocação justa de custos para remediar e/ou compensar os danos ambientais. 

3 Mesmo uma fonte pretérita pode ser rastreada e sua influência estimada

A combinação de técnicas de investigação pode permitir que sejam rastreadas fontes pretéritas, pois, as contaminações deixam registros que podem ser recuperados e interpretados. Basta saber combinar as técnicas e interpretar os resultados. E mesmo que haja uma fonte na área-alvo, não necessariamente ela será a única fonte ou mesmo a fonte que contribuiu para a contaminação observada. 

5 Ter experiência na busca de fontes e dos responsáveis por contaminações tem grande importância no Rastreamento de Fontes de Contaminação.

Nós da PanGEO temos a experiência e conhecemos as técnicas que levam a identificação de fontes. Mas cuidado, o tempo pode apagar evidências. Por isso, não postergue a realização do Rastreamento. Note que ele pode ser realizado concomitante, tardia ou independentemente ao Gerenciamento de áreas contaminadas. 

4 Um brilhante retorno para o seu investimento em conhecimento

O investimento no Rastreamento possibilita um alto retorno, principalmente quando a substância que impacta o solo não tem relação alguma com as atividades desenvolvidas na sua área.